Você sabia que investir na fidelização de clientes pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar novos clientes? Além disso, clientes fiéis tendem a comprar mais e a indicar a sua marca para outras pessoas, gerando mais receita e lucro para o seu negócio.

Mas como fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo e exigente? Uma das formas mais eficazes é criar um clube de vantagens, que oferece benefícios exclusivos para os seus clientes em troca da sua lealdade.

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Um clube de vantagens é um programa de fidelidade que recompensa os clientes por suas compras, com descontos, promoções, cashback (devolução de parte do valor gasto), experiências (como ingressos para shows, cinema, teatro, etc.) e outros benefícios que agregam valor e geram satisfação. Assim, os clientes se sentem motivados a comprar mais e a manter um relacionamento duradouro com a sua marca.

Mas como criar um clube de vantagens de sucesso? Quais são os passos que você deve seguir para planejar, implementar e gerenciar um clube de vantagens que atenda às expectativas dos seus clientes e aos objetivos do seu negócio? Neste artigo, vamos te mostrar 5 passos para criar um clube de vantagens de sucesso. Confira!

1. Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para criar um clube de vantagens de sucesso é definir o seu público-alvo, ou seja, o perfil dos clientes que você quer atrair e fidelizar com o seu clube de vantagens. Para isso, você deve fazer uma pesquisa de mercado e analisar os dados dos seus clientes atuais, como idade, gênero, renda, localização, hábitos de consumo, preferências, necessidades, dores e desejos.

Com essas informações, você pode criar personas, que são representações fictícias dos seus clientes ideais, com nome, características, comportamentos e objetivos. As personas vão te ajudar a entender melhor quem são os seus clientes, o que eles esperam da sua marca e como você pode oferecer benefícios que sejam relevantes e atrativos para eles.

2. Escolha os benefícios do seu clube de vantagens

O segundo passo para criar um clube de vantagens de sucesso é escolher os benefícios que você vai oferecer para os seus clientes. Os benefícios devem estar alinhados com o perfil do seu público-alvo, com a proposta de valor da sua marca e com o seu segmento de mercado. Você deve oferecer benefícios que sejam percebidos como vantajosos pelos seus clientes, que sejam diferenciados dos seus concorrentes e que sejam viáveis financeiramente para o seu negócio.

Existem vários tipos de benefícios que você pode oferecer no seu clube de vantagens, como:

– Descontos: você pode oferecer descontos em produtos ou serviços da sua marca ou de parceiros, como lojas, restaurantes, cinemas, academias, farmácias, hotéis, viagens e muito mais. Os descontos podem ser fixos (por exemplo, 10% de desconto em qualquer compra) ou variáveis (por exemplo, 5% de desconto a cada R$ 100,00 em compras).

– Promoções: você pode oferecer promoções especiais para os membros do seu clube de vantagens, como levar dois e pagar um, comprar um e ganhar outro, frete grátis, brindes, sorteios, etc. As promoções podem ser sazonais (por exemplo, na Black Friday, no Dia das Mães, no Natal, etc.) ou permanentes (por exemplo, toda segunda-feira, toda primeira compra do mês, etc.).

– Cashback: você pode oferecer cashback para os membros do seu clube de vantagens, que é a devolução de parte do valor gasto em compras, em forma de crédito na conta do cliente, na próxima compra ou em outro benefício.

O cashback pode ser fixo (por exemplo, 5% de cashback em todas as compras) ou variável (por exemplo, 10% de cashback na primeira compra do mês, 5% de cashback nas compras acima de R$ 200,00, etc.).

– Experiências: você pode oferecer experiências para os membros do seu clube de vantagens, que são benefícios que proporcionam momentos de lazer, cultura, entretenimento e diversão para os clientes, como ingressos para shows, cinema, teatro, museus, parques, etc.

As experiências podem ser gratuitas (por exemplo, um ingresso para o cinema a cada R$ 300,00 em compras) ou com desconto (por exemplo, 50% de desconto no ingresso para o show da sua banda favorita).

– Outros benefícios: você pode oferecer outros benefícios para os membros do seu clube de vantagens, que sejam relacionados ao seu segmento de mercado, à sua proposta de valor ou à sua missão social, como cursos, livros, revistas, jornais, consultorias, doações, etc.

Por exemplo, se você tem uma livraria, você pode oferecer um livro grátis a cada 10 livros comprados, ou se você tem uma loja de roupas, você pode oferecer uma doação de uma peça de roupa para uma instituição social a cada 5 peças compradas.

3. Crie as regras do seu clube de vantagens

O terceiro passo para criar um clube de vantagens de sucesso é criar as regras do seu clube de vantagens, que são as normas que definem como os clientes podem participar, acumular pontos, resgatar benefícios e cancelar o seu cadastro. As regras devem ser claras, transparentes e justas, para evitar confusões, reclamações e insatisfações dos clientes.

Algumas das regras que você deve definir no seu clube de vantagens são:

– Como se cadastrar: você deve definir como os clientes podem se cadastrar no seu clube de vantagens, quais são os requisitos, os documentos e as informações necessárias, e qual é o canal de cadastro (site, app, loja física, etc.).

– Como acumular pontos: você deve definir como os clientes podem acumular pontos no seu clube de vantagens, quais são as formas de pontuação (por compra, por indicação, por avaliação, etc.), qual é a validade dos pontos e como consultar o saldo de pontos.

– Como resgatar benefícios: você deve definir como os clientes podem resgatar benefícios no seu clube de vantagens, quais são os benefícios disponíveis, quantos pontos são necessários para cada benefício, como solicitar o benefício e como receber o benefício.

– Como cancelar o cadastro: você deve definir como os clientes podem cancelar o seu cadastro no seu clube de vantagens, quais são as condições, as penalidades e os prazos para o cancelamento, e qual é o canal de cancelamento.

4. Divulgue o seu clube de vantagens

O quarto passo para criar um clube de vantagens de sucesso é divulgar o seu clube de vantagens, para atrair e engajar os seus clientes. Você deve usar os canais de comunicação que a sua marca já utiliza, como site, redes sociais, e-mail, SMS, etc., e criar campanhas de marketing que mostrem os benefícios, as vantagens e os diferenciais do seu clube de vantagens.

Você deve segmentar o seu público e personalizar as suas mensagens, de acordo com o perfil, o comportamento e o estágio de relacionamento dos seus clientes. Você deve também usar gatilhos mentais, como escassez, urgência, exclusividade, autoridade, prova social, etc., para estimular os seus clientes a se cadastrarem no seu clube de vantagens e a aproveitarem os benefícios.

Você deve também monitorar os resultados das suas campanhas de divulgação, usando ferramentas de análise de dados, como Google Analytics, Facebook Insights, etc., e medir indicadores como alcance, cliques, conversões, custo por aquisição, retorno sobre o investimento, etc. Assim, você pode avaliar o desempenho das suas ações e fazer os ajustes necessários para melhorar a sua estratégia

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